Hoje quando acordei, lembrei que dia 1º de fevereiro é o dia do Publicitário, ou seja, meu dia!
Quando pensei em fazer vestibular, tinha dúvida de 2 cursos, Psicologia e História.
Queria fazer psicologia pois sempre fui uma boa ouvinte e quando as pessoas precisavam de um ombro amigo, eu estava ali, pronta para ouvir e falar palavras que acabavam confortando aquele momento. Queria fazer história pois existia uma curiosidade imensa em saber mais sobre os Persas, as revolução industrial, pré história e todo o restante.
Um pouco antes de fazer a inscrição para prestar o vestibular, sem saber ainda o curso que faria, recebi um convite para trabalhar em um site com publicidade e propaganda. Fiquei pensando... "não tenho conhecimento nenhum nisso, o que irei fazer lá?"
Resolvi aceitar o desafio e lá encontrei a profissão que queria para minha vida, ser Publicitária.
No 1º dia de aula, o professor falou:
Vocês estão disposto a passar o resto de suas vidas com hora para chegar e sem hora para sair?
Fazer o melhor anuncio da vida e o cliente não gostar, pedir para colocar naquele anuncio um fundo amarelo com uma tipografia Arial na cor Vermelha e você, mesmo dando todas as justificativas sobre aquele anuncio perfeito, ter que sorrir para seu cliente e fazer a merda que ele quer?
Perder noites pensando sobre o briefing daquele cliente, o desespero apertando em sua mente, você sentir a vontade de sair correndo e deixar tudo pra trás porque simplesmente a criatividade lhe deixou de lado e no ultimo momento você tem uma ideia brilhante e respira aliviado sabendo que não vai perder o emprego?
Estar curtindo o feriado na praia distante e o chefe ligar dizendo que você precisa acompanhar a gravação do comercial e você ter que largar tudo para estar lá?
E a ética, você deixaria sua ética de lado para fazer uma campanha que vai totalmente contra os seus ideais?
Tão pensando que vida de publicitário é fácil?
Não é não, aqui você trabalha muito, se estressa muito, briga muito, xinga muito, tudo em muito excesso, mas, existe uma coisa que não tem excesso nenhum e é pouco, bem pouco... o salário que você vai ganhar! Não se iluda achando que ficará ricos sendo publicitário. E ao final de seu discurso, o professor deu aquela risada sarcástica.
Naquele momento eu abri um sorrisão e tive a certeza que escolhi o curso certo, pois era nessa vida de emoções e principalmente, de desafios que eu encontraria o meu caminho.
Ainda não sou formada, mas por todas as experiências que tive a oportunidade de ter vivenciado, já me considero uma publicitária, não é um pedaço de papel intitulado de diploma que vai dizer a minha capacidade profissional e sim minhas realizações.
Muito obrigada, Deus!