As pessoas demonstram quem são através de seus comportamentos. Não precisa ser nenhum especialista na área de humanas para conhecer um pouco mais desses comportamentos. As atitudes das pessoas dizem exatamente quem elas são.
Existem aquelas pessoas que já passaram por bastantes experiências e por esse motivo se acham donos de todas as verdades existentes no mundo. Existem os que se excluem da sociedade e para não demonstrar suas fraquezas se tornam verdadeiros brutamontes. Existem os que ficam sempre em cima do muro e os que querem agradar a todos. Existem aqueles que acham que a vida é um conto de fadas e que são super heróis com super poderes. Existem os que não estão nem aí pra nada. Existem os que vivem de mentiras e que de tanto mentir acabam acreditando que as mentiras são verdades. Existem os politicamente corretos e existem os que tem personalidade forte e falam o que pensam sem medo. Enfim, todos eles existem com suas significâncias ou insignificâncias.
É interessante estudar esses comportamentos. Acredito que algumas pessoas se esquecem que estão sendo o tempo todo analisadas por seus comportamentos e que isso pode influenciar muito como elas serão lembradas pela sociedade. É mais ou menos assim: "sabe o filho da vizinha que gosta de colocar o som do carro alto no meio da madrugada e acordar toda a vizinhança" ou "aquele menino que parece um playboy e vive falando palavrões" ou "fulano é uma pessoa maravilhosa, gosto dele" ou, ou, ou... Algumas pessoas se tornam referencias negativas pela forma de agir e outras são as próprias referencias por serem o que são.
Todas essas diferenças formam uma sociedade capaz de trocar informações, compartilhar ideias, criar sentimentos, dentre outras coisas. E acima de tudo isso, pessoas que se tornam referencial de outras pessoas. É importante cada um ter consciência do seu papel para a construção de uma sociedade civilizada no qual não se perca a verdadeira essência e que essa essência lembre-se do ponto principal, o respeito ao próximo. Se existir caráter, você pode ser aquilo que quiser!
Chrissia, gostei do texto. O meu pensamento e experiência própria é de que às vezes é necessário manter uma proteção a si mesmo, e não demonstrar quem você é como essência a pessoas que não confia. É uma dose muito delicada, equilibrando o ser quem você é e o ser o que é necessário ser no momento. Não sei se fui clara. A proposta é, estar perto de quem se gosta, ser quem é com quem se confia, e lamentar pelas pessoas que perdem a oportunidade de estar por perto porque tendem a rotular e julgar outras pessoas pelo seu comportamento.
ResponderExcluir