Comigo só funciona se for explícito, claro e objetivo, porque não conheço nada mais bacana e leal do que pessoas que sabem postular suas crenças e seus desejos. Claro, que para alguns segredos, cabe o baú, mas os sentimentos perdem a graça se forem sufocados. Para mim, sentimentos declarados, proclamados a dois ou para o mundo, se for necessário, tem um sabor e um prazer sem tamanho. Quem se cala, para não correr riscos, não se responsabiliza pelo seu prazer e não tem motivos para ser feliz. Quem não tem coragem para buscar suas certezas, não merece deixar o coração pulsando.
Admiro as pessoas corajosas e abomino gente medrosa, sem brilho, sem ousadia. Nunca gostei de diálogos com reticências. Elas apenas me dizem que você não terminou que algo está engasgado e, portanto a correnteza levará suas palavras ou seu silêncio abortará seus ganhos, pela ausência de palavras. Gosto de quem sabe o que sente e se por acaso tem alguma dúvida, não deixa a noite sufocar. Respeito e reverencio quem se atira e não se resguarda para o próximo dia. O próximo dia, talvez nem virá.
Aquele que guarda o sentir, pressente medo e este sentimento atrofia a felicidade. Quem não tem coragem de abrir a alma, não deve ser presenteado com a generosidade do amor. Aquele que titubeia, fala por etapas, não engata sentimentos, termina me facilitando o desencanto.
Homens e mulheres que não sabem o que querem, também não preenchem suas lacunas. Pessoas que retardam suas decisões por dúvidas, que sentem sem saber o quê, também continuam com sede mesmo pertinho do pote. Não há sensação melhor do que a proximidade com pessoas que estreitam suas relações pela segurança e coragem e também não há nada mais desanimador e broxante do que pessoas que precisam consultar as cartas, os amigos do bar, a cadernetinha de telefone, o seu técnico de futebol, sua mãe, tia, avó e cachorro , se aquela direção ou aquele sentimento é mesmo de bom tom ou se aquilo que está sentindo tem algum futuro promissor.
Pessoas que ajuízam demais suas decisões, que andam a passos alternados, ora rápido, ora tartaruga, esmorecem os nossos sentimentos. É estimulante e extremamente erótico, gente que busca incansavelmente saber o que quer e porque quer e com o tempo adquire as respostas e sabe dizê-las. Eu não troco um olhar seguro, um passo firme, uma convicção, por nenhuma malandragem sedutora.
Pessoas que abrem portas, pagam contas, fazem convites, dão indícios, mas não abrem o coração não me interessam. Pessoas apaixonantes não fazem tragédias do que sentem. Não pedem conselhos e nem sofrem de tédio. Pessoas que se conhecem, não debocham dos afetos e não tem dúvidas entre escolher aquela pessoa da China ou a outra do Japão. Elas sabem. Elas sentem. Elas não desistem quando as bocas se aproximam. Gosto de quem sobe os degraus, apropria-se dos seus sentimentos, resolvem seus pronomes e agarram seus adjetivos, sem medo dos sentimentos morrerem no outro dia.
Eu me dou o direito de pertencer aqueles que amam, sabem amar e tem suas razões para este amor e de preferência que sejam também as minhas razões. Amar,é melhor sem vergonha e sem juízo. Amar é evaporar certezas.
Ita Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário